Sexta-Feira, 2024-03-29, 10:36:30Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Genética

Embriões humanos em laboratório atingem recorde de duas semanas de vida

Até aos 12 dias de desenvolvimento, o embrião humano não precisa estar no útero para se desenvolver correctamente. Esta é uma das descobertas de uma equipa de cientistas depois de ter conseguido desenvolver embriões humanos durante quase duas semanas em laboratório – um feito inédito. Os resultados desta experiência científica vêm descritos em dois artigos publicados  nas revistas científicas Nature e Nature Cell Biology. O avanço poderá iniciar uma discussão sobre o limite temporal do desenvolvimento de embriões humanos in vitro para investigação científica, que em países como os Estados Unidos e o Reino Unido é de 14 dias.

Na experiência de uma equipa internacional, que incluía cientistas da Universidade de Rockefeller (nos EUA) e da Universidade de Cambridge (no Reino Unido), foram usados embriões criados por fertilização in vitro. Os embriões que sobram podem ser utilizados em experiências.

Mas havia limitações neste tipo de estudo. A partir do sétimo dia de desenvolvimento do embrião humano, é preciso que ele se implante no útero. Até agora, nunca se tinha conseguido imitar in vitro essa implantação. “Esta parte do desenvolvimento humano era uma caixa preta”, diz Ali Brivanlou, da Universidade de Rockefeller e um dos autores do artigo da Nature, citado num comunicado da sua instituição.

Fig. -Embrião humano com doze dias e as várias células assinaladas.

Para mais informações, consulte o seguinte site:https://www.publico.pt/ciencia/noticia/embrioes-humanos-criados-em-laboratorio-ate-a-um-recorde-de-duas-semanas-1731028