Quinta-Feira, 2024-04-25, 20:58:43Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Genética

Regiões “negligenciadas” do genoma humano podem abrigar causa do cancro

Partes do DNA humano que não contêm genes, podem ser responsáveis por ativar mutações que causam o cancro, segundo um novo estudo na Universidade de Yale. Usando programas de computador para vasculhar o DNA de 88 pacientes com cancro, os pesquisadores identificaram 98 mutações no gene que regula partes do genoma que podem estar causando cancro de mama, próstata ou tumores cerebrais nos pacientes, os relatórios da equipe foram publicados em outubro no 4science. As descobertas podem ajudar os pesquisadores a entender melhor as alterações genéticas que levam à doença e que são inofensivas. “Isso ajuda a esclarecer uma questão confusa em genética humana: No que essas variantes são importantes “, diz Douglas Levine, um cirurgião no Centro de Câncer Memorial Sloan -Kettering , em Nova York, que não estava envolvido com o trabalho.

Encontrar um ou um punhado de variantes que levam à doença é uma tarefa difícil, pois exige a triagem através de mais de 3 bilhões de bases e informações de transporte de substâncias químicas que compõem o DNA – em cada pessoa. Como resultado, muitos cientistas têm diminuído a sua pesquisa e de 1 a 2 por cento do genoma que faz as proteínas. Mas muitas variantes genéticas implicam em doenças comuns como diabetes e doença cardíaca. Raras mutações causadoras de doenças, tais como aquelas que iniciam o cancro também podem cair nesse vasto território misterioso conhecido como DNA não-codificante.

Category: Genética | Added by: paloma_silva97 (2014-12-04) W