Quarta-Feira, 2019-08-21, 20:58:18Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Microbiologia

Cientistas portugueses criam sensor de papel que deteta "bactéria elétrica"

   Equipas lideradas pelos investigadores Elvira Fortunato e Carlos Salgueiro criaram um teste rápido, feito com papel de fotocópia, para detetar a presença de uma bactéria que pode ser usada na produção de energia.

   A bactéria, que pode ser encontrada em lamas e sedimentos, chama-se "Geobacter sulfurreducens", funcionando o sensor de papel como um teste de gravidez. Em contacto com a bactéria, uma nanopartícula adicionada ao papel, o trióxido de tungsténio, passa de cor esbranquiçada para azul.

   A importância deste tipo de bactérias, as eletroquimicamente ativas, reside na capacidade que têm de "transferir para o exterior [das suas células] eletrões" e, dessa forma, poderem "ser utilizadas para a produção de eletricidade", explicou Elvira Fortunato.

   Segundo a investigadora, bactérias como a "Geobacter sulfurreducens" podem ser usadas, ainda, "no tratamento de águas poluídas", uma vez que "conseguem reduzir a matéria orgânica".

                             

Sensor de papel que permite a deteção da bactéria.

 

 

 

 

Para obter mais informações sobre este artigo, consulte o site em baixo indicado.



Source: http://www.acorianooriental.pt/noticia/cientistas-portugueses-criam-sensor-de-papel-que-deteta-bacteria-eletrica
Category: Microbiologia | Added by: guarino (2015-05-09) W
Views: 169 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz