A formiga bala (Paraponera clavata) recebeu o seu nome devido ao tiro de dor intensa que o seu ferrão cheio de veneno disfere. O destinatário experimenta os seus efeitos angustiantes durante as 12-24 horas seguintes. Vive na floresta tropical sul-americana e tem cerca de 2,54 centímetros de comprimento, e a maioria das pessoas deve querer manter-se fora do seu caminho.  No entanto o Dr. Justin Schmidt esteve perto desta formiga viciosa, em modo de ataque, o suficiente para avaliar a ferrada dela como a mais dolorosa do mundo.

Ele descreve a experiência como: "Dor pura, intensa e brilhante. Como caminhar sobre carvão em chamas com um prego de três polegadas incorporado no calcanhar. "  

O Dr. Schmidt, do Instituto Biológico de Southwestern, no Arizona, Estados Unidos, não é alheio à dor infligida por insetos. Acha que já foi picado mais de mil vezes, por 150 espécies diferentes - na maioria das vezes acidentalmente, mas, de vez em quando, de propósito.  É da sua autoria o Índice de Dor de Picadas de Schmidt - o que equivale à dor causada por picadas de himenópteros diferentes (um grupo de insetos que inclui vespas, abelhas e formigas). Com este índice, ele lista a dor numa escala de um a quatro, e a formiga bala figura no topo da escala mais grave. 

Índice de Dor de Picadas de Schmidt

  • Nível 4: formiga bala, vespa caçadora
  • Nível 3: vespa do papel, formiga vermelha
  • Nível 2: abelha de mel, vespa yellow jacket, vespão
  • Nível 1.5: formiga bullhorn acaia
  • Nível 1: formiga lava pés, abelha do suor 

"Não queiram saber, o que é o nível 4", garante o Dr. Schmidt. "A dor é tão intensa e imediata que todas as ilusões da vida normais são desligadas. Imagine que coloca o dedo numa tomada elétrica de 240 volts.