Celacantos têm pulmão – mas não é que ele sirva para alguma coisa, pelo menos nas espécies atuais. A informação, confirmada por uma equipa de cientistas brasileiros e franceses, ajuda a compreender como eram os celacantos da pré-história, que usavam o pulmão para complementar a respiração pelas brânquias, em ambientes com baixa disponibilidade de oxigénio na água.
A descoberta foi feita a partir do estudo da espécie Latimeria chalumnae, uma das duas espécies de celacantos que ainda vivem na natureza. Para analisá-la, os cientistas selecionaram exemplares preservados em coleções científicas: três embriões em estágios diferentes do desenvolvimento, além de um animal jovem e três adultos. Embora tenham dissecado os peixes adultos para a análise, os cientistas não fizeram o mesmo com os embriões. Para desvendá-lo, a equipa usou uma técnica conhecida como tomografia de raio X e, a partir dela, criou uma série de reconstruções em 3D que ilustram como o pulmão de desenvolve.
Source: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/09/sim-nos-temos-pulmao/?searchterm=Sim,%20n%C3%B3s%20temos%20pulm%C3%A3o |