Uma baleia descoberta numa praia australiana em fevereiro dá pistas para a evolução da baleia-bicuda, contou a televisão ABC. A baleia, cujos dentes incluíam algumas presas invulgarmente afiadas e nunca antes vistas nesta espécie, não pertence afinal a uma espécie desconhecida nem tem uma deformação: os dentes serão um atavismo, ou seja, o regresso de uma característica que já não existe na espécie mas que existia nos antepassados e ficou "escondida" no código genético, sem se manifestar.
A baleia deu à costa em fevereiro na praia de Waitpinga, no sul da Austrália, e foi recolhida por investigadores de um museu. Os cientistas descobriram os estranhos dentes pontiagudos e pensaram que se podia tratar de uma nova espécie de baleia. "Para mim estava a pensar, 'Será que isto é algo novo?'", disse à ABC a investigadora Catherine Kemper, acrescentando que este tipo de dentes nunca tinha sido encontrado numa baleia-bicuda.
Foi só quando examinaram o crânio da baleia com mais cuidado e finalmente retiraram os dentes pontiagudos que os biólogos constataram que a baleia tinha dentes largos comuns à espécie sob os dentes pontiagudos. "Foi muito entusiasmante na mesma", afirmou David Stemmer, o gestor das coleções do museu do Sul da Austrália, que fez a descoberta. "É uma espécie que não encontramos muitas vezes, e é só o terceiro espécime a ser recolhido aqui no Sul da Austrália".
As baleias-bicudas-de-hector, como esta, raramente são encontradas por viverem no fundo do mar. Acredita-se que são raras, mas é uma espécie difícil de estudar, com o estado de conservação ainda considerado indefinido por falta de dados. A equipa australiana espera que a sua catalogação da carcaça encontrada possa ajudar a melhor estudar esta espécie.

Para mais informação consulte o site abaixo indicado.
Source: http://www.dn.pt/sociedade/interior/rara-baleia-com-dentes-nunca-vistos-intriga-cientistas-na-australia-5176723.html |