Segunda-Feira, 2024-05-06, 12:34:10Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Biologia » Zoologia

Existem duas espécies de caracóis na Serra da Arrábida que são únicas no mundo

Chama-se Candidula arrabidensis e é uma espécie nova de caracol, descoberta há cerca de um ano por um casal de cientistas britânicos residente em Portugal, Geraldine e David Holyoak. Encorajados por já terem encontrado uma nova espécie de caracol na região de Leiria em 2008, resolveram fazer um estudo detalhado dos caracóis do género Candidula em Portugal. E foi assim que descobriram que um pequeno caracol que vive na Serra da Arrábida era diferente dos outros caracóis de Portugal — e que só existe neste local.

Porém, o Candidula arrabidensis não é o único caracol exclusivo da Arrábida. Há um outro, o Candidula setubalensis, que tinha sido descrito no século XIX por Louis Pfeiffer, um médico e naturalista alemão. Entre muitas plantas e moluscos que descreveu durante as suas expedições científicas pela Europa e pelas Antilhas, Louis Pfeiffer descobriu este caracol muito especial no próprio castelo de Setúbal e que, tal como Candidula arrabidensis, tem menos de um centímetro de diâmetro, mas a concha é esculpida.

Resultado de imagem para Candidula arrabidensis