Quarta-Feira, 2019-08-21, 20:59:29Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Zoologia

Ganzhorni, manitatra e boraha são os novos lémures de Madagáscar

Descobertas três novas espécie de primatas. Há agora 24 espécies de lémures-rato.

Microcebus ganzhorni, uma das novas espécies

Esta semana, além de um novo primeiro-ministro (Olivier Solonandrasana), Madagáscar tem mais três novos primatas na lista de espécies que habitam esta ilha. Desde há alguns anos que os avanços nas técnicas genéticas têm feito sobressair as diferenças nas mais de 100 espécies de lémures que existem na ilha, 24 dos quais são lémures-rato.

O rato no nome destes pequenos primatas pode tirar algum encanto à história. Porém, só são conhecidos assim porque são muito pequeninos. Apesar de não terem o charme dos lémures mais conhecidos com uma longa cauda de anéis pretos e brancos, estes primatas mais pequenos continuam a ter um aspecto simpático, com pêlo fofo e olhos esbugalhados.

Há 20 anos estavam identificadas apenas duas espécies deste pequeno animal nocturno, um pouco frenético, com cerca de dez centímetros de comprimento e cerca de 30 gramas de peso. Um animal que só existe na ilha de Madagáscar. Hoje, com estas novas três espécies descritas num artigo publicado esta semana na revista Molecular Ecology, existem já 24 espécies diferentes de lémures-rato. Um avanço que se deve, por um lado, às novas técnicas que ajudam a fazer uma melhor e mais rápida diferenciação genética e, por outro, ao facto de se realizarem expedições para áreas mais remotas desta ilha.



Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/ganzhorni-manitatra-e-boraha-sao-os-novos-lemures-de-madagascar-1729194?frm=ult
Category: Zoologia | Added by: mariomarrafa (2016-04-15)
Views: 141 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz