Sábado, 2019-08-17, 11:34:10Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Biologia » Zoologia

Panama monkey paper, o artigo que anuncia uma nova espécie de macaco

Descobertos sete dentes com mais de 20 milhões de anos.

Molar da nova espécie de macaco encontrada no Panamá

Macacos parecidos com os actuais macacos-capuchinhos conseguiram a extraordinária proeza de atravessarem pelo menos 160 quilómetros de oceano aberto há 21 milhões de anos, para irem da América do Sul para a América do Norte, muito antes de os dois continentes estarem unidos. Esta conclusão baseia-se na descoberta de sete pequenos dentes encontrados em escavações durante as obras de alargamento do Canal do Panamá e que permitem revelar que os macacos chegaram à América do Norte muito mais cedo do que se pensava.

Os dentes pertencem ao Panamacebus transitus, o nome científico atribuído à espécie de macaco descoberta no panamá e até agora desconhecida, cujo artigo científico (ou paper, na gíria dos cientistas) que a descreve foi publicado recentemente na revista Nature.

Naquela altura, a América do Sul estava isolada de outros continentes, tendo um conjunto de mamíferos estranhos a evoluírem, no que o paleontólogo norte-americano George Gaylord Simpson designou por “isolamento esplêndido”.



Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/panama-monkey-paper-o-artigo-que-anuncia-uma-nova-especie-de-macaco-1730344?frm=u
Category: Zoologia | Added by: mariomarrafa (2016-04-28)
Views: 174 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz