O ano que agora se inicia vai ser uma raridade para os astrónomos. Ao longo destes 12 meses, os amantes da astronomia vão poder observar dois asteróides e dois cometas, alguns dos quais tão próximos da Terra que serão visíveis até pelos amadores. A primeira "visita" do espaço acontece já esta semana, com a passagem do asteróide 99942 Apophis. Batizada em homenagem ao deus egípcio do mal e da escuridão, esta "rocha cósmica" com cerca de 270 metros de diâmetro que vai "visitar" a Terra a 9 de Janeiro causou, no passado, dores de cabeça a muitos especialistas, já que, caso atingisse o nosso planeta, a sua massa conseguiria libertar tanta energia quanto 25 mil bombas de Hiroshima.
A 15 de Fevereiro será a vez do asteróide 2012 DA14, menor que o Apophis, com 57 metros de diâmetro. De acordo com Mark Bailey, diretor do Observatório Armagh, na Irlanda do Norte, "vai ser o voo rasante de um asteróide mais próximo que alguma vez foi previsto". O 2012 DA14 vai mover-se muito perto da Terra, a apenas 34.500 quilómetros de altitude, o que significa que vai passar na órbita dos satélites geoestacionários. "Vai passar tão perto que até mesmo os astrónomos podem observá-lo, talvez até mesmo com binóculos simples", antevê Bailey.
Ainda no primeiro semestre do ano, os fãs da astronomia poderão também observar a passagem de um cometa. O 2011 L4, viajante solitário composto por gelo e poeira que, como os seus "familiares" se formou quando o sistema solar nasceu e gira à volta do sol, vai visitar o planeta já em Março.
Source: http://boasnoticias.clix.pt/noticias_2013-vai-ser-ano-emocionante-para-f%C3%A3s-da-astronomia_14086.html |