Quarta-Feira, 2025-07-16, 09:06:47Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

60 Anos de lixo acumulado no espaço em um minuto

Há muitos anos que os problemas de poluição assolam o nosso planeta azul, mas nas últimas seis décadas, o problema transcende a atmosfera terrestre. Através de uma simulação animada, criada a partir de dados de objetos lançados ao espaço, é possível assistir à quantidade de lixo acumulado na órbita da Terra.

Esta poluição espacial começou exatamente no ano de 1957, quando a União Soviética lançou o Sputnik, uma bola com menos de 60 centímetros capaz de emitir impulsos de rádio. O primeiro fragmento depositado no espaço foi mesmo um pedaço do foguetão que o colocou em órbita. No ano seguinte, foi a vez dos Estados Unidos a enviar o seu satélite Explorer 1.

A partir daí, qualquer missão espacial gerou novos fragmentos de lixo, e quando foi enviado o primeiro homem ao espaço, o soviético Yori Gagarin, já estavam acumulados mais de duas centenas de objetos a flutuar na atmosfera. Atualmente, estão mapeados cerca de 20 mil dejetos no espaço – os quais estão simulados neste vídeo. O resultado é surpreendente, tornando-se cada vez mais perigoso enviar humanos ao espaço.

Para visualizar o video consulte: http://querosaber.sapo.pt/espaco/60-anos-de-lixo-acumulado-no-espaco-em-um-minuto



Source: http://querosaber.sapo.pt/espaco/60-anos-de-lixo-acumulado-no-espaco-em-um-minuto
Category: Astronomia | Added by: taprodrigues (2016-01-06) W
Views: 228 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2025 | Make a free website with uCoz