
A sonda File "enfrenta a hibernação eterna". É esta a expressão que a Agência Espacial Europeia (ESA) escolheu para, na prática, anunciar o fim dos contactos com o robô da ESA, pousado no cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko, que agora se afasta do Sol e, por isso, vai ficando mais e mais gelado.
"As hipóteses da File contactar a nossa equipa no centro de controlo estão, infelizmente, a aproximar-se do zero", diz Stephan Ulamec, responsável pela missão da File no Centro Aeroespacial Alemão, citado num comunicado da ESA. "Não vamos enviar mais comandos e seria muito surpreendente se recebêssemos um novo sinal [da File]."
As condições no cometa são demasiado extremas para o aparelho poder ativar as suas bateriais a partir dos seus painéis solares. A temperatura à noite, na superfície do cometa, ronda os 180 graus Celsius negativos, uma temperatura que a File não está preparada para suportar, diz a agência noticiosa Reuters. E os cientistas pensam que os painéis solares do aparelho estarão cobertos com pó devido à atividade do cometa enquanto esteve próximo do Sol.
Saiba mais em: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/agencia-espacial-europeia-deixou-de-chamar-pela-file-1723138 |