Desta vez tudo correu como inicialmente previsto. O módulo de atividade expansível Bigelow Expandable Activity Module (BEAM) já está praticamente pronto para ser usado.
O BEAM é uma nova tecnologia de habitat expansível construída para ser utilizada na Estação Espacial Internacional. Depois de um processo que durou várias horas, o módulo foi insuflado e progressivamente tomou a sua forma oval.
O processo demorou mais de oito horas até tomar a forma definitiva. Créditos: NASA
Esta foi a segunda tentativa da NASA, depois de na passada quinta-feira os astronautas terem recebido ordens para abortar a injetacção de ar no "balão" espacial.
As ordens que chegavam do centro de comando na Terra iam no sentido de progressivamente e de forma muito lenta abrirem a torneira que permitia a entrada de ar no módulo.
Inicialmente eram administradas injecções de três, quatro segundos no máximo, sempre operadas pelo astonauta Jeff Williams. Oito horas após e quase no termo do processo, a ordem de injeção de ar era um pouco superior, chegando aos dez segundos.
Um processo que com o tempo dariam a forma final ao BEAM -
resto do artigo em:http://www.rtp.pt/noticias/tecnologia/astronautas-a-bordo-da-eei-ja-encheram-modulo-residencial_n922080
Source: http://www.rtp.pt/noticias/tecnologia/astronautas-a-bordo-da-eei-ja-encheram-modulo-residencial_n922080 |