Segunda-Feira, 2025-07-07, 09:29:33Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

CARONTE, A LUA "HULK" DE PLUTÃO: UM POSSÍVEL ANTIGO OCEANO?

A maior lua de Plutão pode ter ficado demasiado grande para a sua "pele".

As imagens obtidas pela missão New Horizons da NASA sugerem que a lua de Plutão, Caronte, teve um oceano subsuperficial que há muito tempo congelou e expandiu, empurrando para fora e fazendo com que a superfície da lua esticasse e se fraturasse numa escala massiva.

O lado da maior lua de Plutão, observado aquando da passagem da sonda New Horizons em julho de 2015, é caracterizado por um sistema de falhas tectónicas "separadas", expressas como cristas, escarpas e vales - esta última característica por vezes alcançando mais de 6,5 km de profundidade. A paisagem tectónica de Caronte mostra que, de alguma forma, a lua cresceu no seu passado e - tal como Bruce Banner que rasga a sua camisa quando se torna no Incrível Hulk - a superfície de Caronte fraturou-se e esticou-se.

A camada externa de Caronte é principalmente água gelada. Esta camada foi mantida quente quando Caronte era jovem por calor fornecido pelo decaimento de elementos radioativos, bem como pelo próprio calor interno da formação de Caronte. Os cientistas dizem que Caronte pode ter sido quente o suficiente para fazer com que a água gelada derretesse, criando um oceano subsuperficial. Mas à medida que Caronte arrefecia com o passar do tempo, este oceano congelou e expandiu-se (como acontece quando a água congela), levantando as camadas mais externas da lua e produzindo os enormes abismos que vemos hoje.

A parte superior desta imagem mostra parte da característica informalmente chamada Serenity Chasma, parte de uma vasta cintura equatorial de abismos em Caronte. Este sistema de falhas e fraturas mede pelo menos 1800 km de comprimento e em certos locais os abismos atingem 7,5 km de profundidade. Em comparação, o Grand Canyon mede 446 km de comprimento e apenas 1,6 km de profundidade.

 

Saber mais: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/02/23_caronte_new_horizons.htm



Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/02/23_caronte_new_horizons.htm
Category: Astronomia | Added by: vital (2016-03-16) W
Views: 191 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2025 | Make a free website with uCoz