A China está a desenvolver braços robotizados para utilizar em estações espaciais, o primeiro dos quais poderá ser empregado na instalação que planeia colocar em órbita nos próximos anos, anunciaram hoje fontes oficiais.
Técnicos e cientistas chineses construíram o primeiro protótipo, com dez metros de alcance e cujo extremo final não estará fixado à estação, segundo descreveu a agência oficial Xinhua, citando fontes da Corporação de Tecnologia e Ciência Aeroespacial da China (CASC).
Ao estar desprendido, graças a sete articulações motorizadas, o braço poderá ser manobrado como uma serpente na superfície da estação e alcançar qualquer ponto.
A agência espacial chinesa tem previsto lançar uma missão tripulada na segunda metade deste ano, que supõe o regresso dos astronautas chineses à órbita terrestre após outras cinco missões deste tipo, realizadas entre 2003 e 2013.
A China prevê lançar em 2018 o módulo central da sua futura estação espacial, uma instalação que deve estar operacional em 2022, segundo as previsões oficiais.
![](http://static.globalnoticias.pt/storage/DN/2016/dn2015_detalhe_topo/ng6559161.jpg)
Para mais informação consulte o site abaixo indicado.
Source: http://www.dn.pt/sociedade/interior/china-desenvolve-bracos-robotizados-para-futura-estacao-espacial-5137134.html |