O Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (Cambridge, nordeste dos Estados Unidos) e a Agência Espacial Americana – NASA – revelaram na passada terça-feira, dia 21 de Fevereiro, a mais recente descoberta astronómica. Em causa está a descoberta de um planeta composto em grande parte, por água.
O planeta em causa situa-se a 40 anos-luz do planeta Terra, fora do Sistema Solar, na constelação Ophiuchus. Este planeta, denominado "GJ1214b”, tem cerca de 2,7 vezes o comprimento do planeta Terra e pesa 7 vezes mais que este. A sua temperatura estimada de 232 ºC, o correspondente a 450 ºF (graus Fahrenheit), é responsável pela sua constituição, em larga escala, de água e pela leve atmosfera de vapor.
Fig. 1: Comparação do tamanho do planeta "GJ1214b" (ao centro) com o dos planetas Terra e Urano
Este planeta foi descoberto por uma equipa liderada por David Charbonneau, no ano de 2009. O estudo contínuo deste planeta permitiu que se atingissem estes resultados. Apesar de já em 2010, uma equipa de cientistas lideradas por Jacob Bean, ter indicado que devido à temperatura elevada deste planeta, ele deveria apresentar uma grande quantidade de água, só agora com estudos mais aprofundados é que tais indagações foram confirmadas.
Zachory Berta, astrónomo, acompanhado por uma equipa de cientistas, efectuaram diversas medições quando o "GJ1214b" se deslocava em frente ao seu sol e daí inferiram que a luz da estrela era filtrada atravás da atmosfera do planeta. Com o telescópio espacial Hubble da NASA, foi possível constatar a presença de uma atmosfera de vapor e posteriormente calcular a densidade do planeta "GJ1214b". Com os números obtidos, os cientistas concluiram que o planeta "GJ1214b" tem "muito mais água do que a Terra e muito menos rocha".
Source: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5625649-EI301,00-Cientistas+da+Nasa+descobrem+planeta+composto+por+ag |