Pela primeira vez, foram estudadas centenas de galáxias próximas, mas ocultas, lançando luz sobre uma misteriosa anomalia gravitacional apelidada de Grande Atractor.
Apesar de estarem a apenas 250 milhões de anos-luz da Terra - muito próximo em termos astronómicos - as novas galáxias estavam escondidas da vista pela nossa própria Galáxia, a Via Láctea.
Usando o radiotelescópio Parkes da organização australiana CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), equipado com um recetor inovador, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de ver através das estrelas e poeira da Via Láctea, uma região antes inexplorada do espaço.
A descoberta pode ajudar a explicar a região conhecida como Grande Atractor, que parece estar a atrair a Via Láctea e outras centenas de milhares de galáxias em sua direção com uma força equivalente a mil biliões de sóis.
O autor principal, o professor Lister Staveley-Smith, do ICRAR (International Centre for Radio Astronomy Research) da Universidade da Austrália Ocidental, diz que a equipa encontrou 883 galáxias, um-terço das quais nunca tinha sido visto antes.

Para mais informações consulte o site abaixo indicado
Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/02/12_galaxias_por_tras_via_lactea.htm |