Quarta-Feira, 2025-01-15, 15:32:25Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Coimbra descobre bosão mais leve de sempre

A busca pela descoberta de misteriosas partículas escondidas no universo levou o físico teórico Eef van Beveren, da Universidade de Coimbra, à identificação do bosão mais leve de sempre, uma partícula subatómica que resulta das interações nucleares. Denominada pelo investigador como E(38), esta nova partícula que pode ser descrita como uma bolha de sabão, é 25 vezes mais leve do que um protão.

O físico de Coimbra utilizou os resultados de experiências realizadas nos aceleradores de partículas de Bona (Alemanha) e do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), na Suíça, através de um modelo, desenvolvido em conjunto com o cientista George Rupp, do Instituto Superior Técnico, Lisboa.

 

Fig.1: físico teórico Eef van Beveren, da Universidade de Coimbra.

Os investigadores identificaram a evidência clara de um novo bosão.

Denominada pelo investigador como E(38), esta nova partícula que pode ser descrita como uma bolha de sabão, é 25 vezes mais leve do que um protão e, apesar de ainda serem necessários muitos estudos para avaliar as suas propriedades e o seu armazenamento, as implicações desta descoberta são de longo alcance, não apenas para física hadrónica (física das partículas que estuda as interações fortes), mas também para física das altas energias e cosmologia.

Em comunicado, a Universidade de Coimbra explica que até poderá ser utilizada como uma fonte de energia nuclear mais limpa, dado que não há resíduos.

No entanto, os investigadores ressalvam que isto acontecerá apenas num futuro bastante afastado, porque, para já, além da sua existência, desconhece-se praticamente tudo sobre esta partícula antevê Eef van Beveren.

Uma certeza tem o investigador da UC que desde há mais de duas décadas suspeita da existência desta partícula: "a descoberta da E(38) constitui uma surpresa completa para a comunidade científica porque se trata de uma partícula muito especial e mais leve do que quaisquer outras partículas com (anti)quarks. Descobertas destas só há uma vez por século!".

 Para se imaginar a capacidade desta partícula, o físico da UC calcula que um miligrama desta matéria dará para um Mega Watt durante um ano.



Source: http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=71069
Category: Astronomia | Added by: RitaCajado (2012-03-20) W
Views: 132 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2025 | Make a free website with uCoz