O rover Curiosity da NASA está desfrutando de um tempo quentinho no Planeta Vermelho - e a Primavera ainda nem chegou ao seu local de aterragem!
Segundo os cientistas, a estação meteorológica a bordo do Curiosity, apelidada de REMS (Remote Environment Monitoring Station), mediu as temperaturas do ar até um máximo de 6 graus Celsius durante a tarde marciana. E as temperaturas subiram acima de zero durante mais de metade dos dias marcianos, ou sols, desde que o REMS foi ligado.
Estas medições são um pouco inesperadas, uma vez que o Inverno ainda está a chegar ao fim na Cratera Gale, o local 4,5º para Sul do equador marciano onde o Curiosity aterrou no dia 6 de Agosto. "O facto de estarmos a medir estas temperaturas quentes já durante o dia é uma surpresa e é muito interessante," afirma Felipe Gómez, do Centro de Astrobiologia em Madrid, num comunicado.
O objectivo principal é determinar se a área da Gale é, ou já foi, capaz de suportar vida microbiana. A maioria dos pesquisadores acha que hoje em dia Marte é muito seco e frio para abrigar vida como a conhecemos, mas poderão ter de repensar alguns dos seus pressupostos, se a temperatura subir consideravelmente com a chegada da Primavera e do Verão.
Primeira imagem panoramica recolhida pelo Curiosity
Dado: No Verão em Marte, a temperatura média atinge os -36 graus antes do nascer do dia. Pela tarde, atinge os -31 graus, por vezes a média pode chegar aos -45 graus e são raras as temperaturas superiores a zero grau. (in Wikipédia)
Saiba mais aqui.
Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2012/10/2_curiosity.htm |