Domingo, 2025-02-09, 00:52:40Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Detetada a mais remota e fraca galáxia do Universo

Fig.1- Imagem RGB do enxame feita com Hubble (três filtros diferentes foram combinados para obter uma imagem em RGB). Na inserção, são mostrados os três espectros das três imagens obtidas da galáxia. Os picos no mesmo comprimento de onda revelam que os espectros pertencem a uma mesma fonte. 

 

  Uma equipa internacional de cientistas detetou e confirmou aquela que até hoje é a mais remota e fraca galáxia do Universo, usando o Observatório W.M. Keck, no cume de Mauna Kea, Havai. Para além do telescópio mais poderoso do mundo, a equipa contou também com a ajuda de uma lente gravitacional,  para conseguir observar o objeto, incrivelmente ténue, nascido logo após o Big Bang. 
  A equipa detetou a galáxia tal como era há 13 mil milhões de anos ou, numa escala de tempo cósmica, quando o Universo era ainda uma criança. A deteção foi feita usando o instrumento DEIMOS, instalado no telescópio de 10 metros Keck
 II, e foi possível graças a um fenómeno que Einstein previu e em que um objeto é ampliado pela gravidade de outro que esteja entre ele e o observador. Neste caso, a galáxia detetada estava atrás do enxame de galáxias MACS2129.4-0741, que é suficientemente grande para criar três imagens diferentes da galáxia.



Source: http://www.portaldoastronomo.pt/noticia.php?id=1049
Category: Astronomia | Added by: Silva (2016-05-29)
Views: 207 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2025 | Make a free website with uCoz