A matéria escura é um fenómeno cósmico misterioso que corresponde a 27% de toda a matéria e energia. Embora a matéria escura esteja sempre à nossa volta, não a podemos ver ou sentir. Mas os cientistas podem inferir a presença da matéria escura observando como a matéria normal se comporta em torno dela.
Os enxames galácticos, que consistem em milhares de galáxias, são importantes para explorar a matéria escura porque residem numa região onde tal matéria é mais densa do que a média. Os cientistas pensam que quanto mais massivo é o enxame, mais matéria escura tem no seu ambiente. Mas uma nova pesquisa sugere que a ligação é mais complicada do que isso.
"Os enxames galácticos são como as grandes cidades do nosso Universo. Da mesma forma que podemos olhar para as luzes de uma cidade à noite, a partir de um avião, e inferir o seu tamanho, estes enxames dão-nos uma ideia da distribuição da matéria escura que não podemos ver," afirma Hironao Miyatake do JPL da NASA em Pasadena, no estado americano da Califórnia.

Para mais informações consulte o site abaixo indicado
Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/01/26_materia_escura.htm |