A Agência Espacial Europeia (ESA) vai explorar as luas geladas de Júpiter em 2030. Entre vários objectivos, a missão JUICE (Jupiter Icy Moon Explorer) vai procurar sinais de vida. O satélite será lançado no foguetão Ariane 5, em 2022, do centro espacial europeu de Kurú (na Guiana Francesa). O estudo será realizado nos satélites Io, Europa, Ganimedes e Calisto, indica a ESA em comunicado.
Os cientistas, que suspeitam que estas luas podem albergar oceanos internos, querem que a missão se concentre na procura de restos de vida e que estude quais as condições que rodeiam a formação de planetas, a emergência da vida e o funcionamento do sistema solar. JUICE vai também analisar a atmosfera e a magnetosfera de Júpiter e a interacção com os seus satélites naturais. A sonda vai visitar Calisto, o objecto do sistema solar com maior número de crateras, e efectuará dois voos sobre Europa, para medir a espessura da sua crosta gelada e inspecionar os lugares mais aptos para uma futura exploração in situ.
A seguir, em 2032, missão vai orbitar Ganimedes para estudar a sua superfície gelada e estrutura interna, assim como o oceano do seu subsolo. Ganimedes é a única lua do sistema solar que gera o seu próprio campo magnético e JUICE quer observar pormenorizadamente as suas características.
Esta missão vai também esclarecer como se formam os gigantes gasosos e os mundos que o gravitam. É uma etapa necessário, explica a ESA, para a futura exploração do sistema solar externo. A missão é a primeira de grande envergadura seleccionada para o programa Visão Cósmica 2015-2025.
Source: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54044&op=all |