Espiando os arredores do nosso Sistema Solar, o Telescópio Espacial Hubble avistou uma lua pequena e escura em órbita de Makemake, o segundo mais brilhante e gelado planeta anão - depois de Plutão - na Cintura de Kuiper.
A lua - provisoriamente designada S/2015 (136472) 1 e com a alcunha MK 2 - é mais de 1300 vezes mais ténue que Makemake. MK 2 foi vista a aproximadamente 20.900 km do planeta anão e o seu diâmetro está estimado em 160 km. Makemake tem 1400 km de diâmetro. O planeta anão, descoberto em 2005, tem o nome da divindade da criação do povo Rapa Nui da Ilha de Páscoa.
A Cintura de Kuiper é um vasto reservatório de material gelado deixado para trás durante a construção do nosso Sistema Solar há 4,5 mil milhões de anos e é o lar de vários planetas anões. Alguns destes mundos têm satélites conhecidos, mas esta é a primeira descoberta de um objeto companheiro de Makemake. Makemake é um dos cinco planetas anões reconhecidos pela União Astronómica Internacional.
As observações foram feitas em abril de 2015 com a câmara WFC3 do Hubble. A capacidade única do Hubble em avistar objetos ténues perto de outros brilhantes, juntamente com a sua elevada resolução, permitiu com que os astrónomos arrancassem a lua do brilho de Makemake.
Saber mais: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/04/29_lua_makemake.htm
Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/04/29_lua_makemake.htm |