Num estudo que analisa os ciclos solares dos últimos 10 mil anos, uma equipa de investigadores chega à conclusão que planetas influenciam a actividade magnética do Sol. Esta investigação pode ajudar a melhorar as previsões do clima deste astro.
As manchas solares são as manifestações mais relevantes da actividade da estrela, sendo conhecidas por observações diretas desde há 400 anos (desde a invenção do telescópio). Agora, os investigadores recorreram a medições indirectas para reconstruirem os ciclos solares conhecidos através das amostras de gelo recuperadas na Antárctica e na Gronelândia, onde a proporção de isótopos radioactivos de determinados elementos corresponde a um maior ou menor fluxo de raios cósmicos que chegam à Terra.
A ideia de que o movimento dos planetas podia estar envolvido nestes ciclos de actividade era já antiga, mas tinha sido descartada pelo facto dos corpos serem demasiado pequenos para terem influência sobre o astro. Os investigadores concordam que os planetas não serão a causa directa dos ciclos mas que podem induzir perturbações no Sol que talvez sejam determinantes no seus ciclos.