Os elementos cruciais para a vida na Terra, como ferro, oxigênio, carbono e, são muito escassas neste aglomerado globular.
Aglomerado globular Messier 9 é um enxame aproximadamente esférica de estrelas que fica a cerca de 25.000 anos-luz da Terra, perto do centro da Via Láctea. É tão perto que as forças gravitacionais do centro galáctico puxá-lo um pouco fora de forma.
Aglomerados globulares são pensados para abrigar algumas das mais antigas estrelas em nossa galáxia, nascido quando o universo era apenas uma pequena fração de sua idade atual. Bem como sendo muito mais velho do que o Sol - cerca do dobro da sua idade - as estrelas de Messier 9 também têm uma composição muito diferente, e são enriquecidos com muito menos elementos mais pesados do que o sol.
Em particular, os elementos cruciais para a vida na Terra, como oxigênio e carbono e do ferro que compõe o núcleo do nosso planeta, são muito escassos em Messier 9 e grupos como ele. Isto é porque os elementos mais pesados do universo foram gradualmente formado nos núcleos de estrelas e em explosões de supernovas.
Source: http://www.astronomy.com/News-Observing/News.aspx |