Dentro da sonda europeia LISA Pathfinder, lançada na madrugada desta quinta-feira de Kourou, na Guiana Francesa, vão dois cubos de ouro e platina com 46 milímetros de cada lado. Quando a sonda estiver a postos para trabalhar, estes cubos estarão a cerca de 38 centímetros de distância um do outro, a levitar no espaço. Será aí que começarão os testes desta novíssima tecnologia que, no futuro, ajudará a procurar as famosas ondas gravitacionais que Albert Einstein defendeu existirem em 1915.
Segundo a teoria da relatividade geral de Einstein, as ondas gravitacionais são minúsculas perturbações no tecido do espaço-tempo originadas pela aceleração de objectos maciços como os buracos negros. Estas ondas nunca foram detectadas directamente porque são muito ténues. Uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) quer mudar isso, mas, tal como em muitas outras missões espaciais, precisa de desenvolver tecnologia nova para o fazer.

Para mais informações consulte o site abaixo indicado
Source: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/lancada-sonda-europeia-que-vai-ajudar-a-detectar-ondas-gravitacionais-1716348 |