A missão LISA Pathfinder da ESA descolou hoje cedo num foguete Vega, do Porto Espacial Europeu em Kourou, Guiana Francesa, a caminho da demonstração de tecnologia para a observação de ondas gravitacionais a partir do espaço.
As ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo, previstas há um século exatamente, por Albert Einstein, na sua Teoria Geral da Relatividade, publicada a 2 de dezembro de 1915.
De acordo com a teoria de Einstein, estas flutuações serão universais, geradas por objetos maciços acelerados. No entanto, estas ondas ainda não foram detetadas diretamente até à data porque são muito pequenas. Por exemplo, as ondas emitidas por um par de buracos negros esticaria uma régua de um milhão de quilómetros em menos do que o tamanho de um átomo.
A LISA Pathfinder irá testar a extraordinária tecnologia necessária à observação de ondas gravitacionais do espaço. No seu centro está um par de cubos de platina-ouro, idênticos, com 46mm separados por 38 cm, que serão isolados de todas as forças, externas e internas, a atuar sobre eles, excepto uma: a gravidade.

Ignição do VV06
Para mais informações consulte o site indicado na fonte.
Source: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/LISA_Pathfinder_a_caminho_da_demonstracao_das_ondas_gravitacionais |