A primeira de duas missões conjuntas ESA-Roscosmos até Marte começou uma viagem de sete meses, onde irá abordar os mistérios não resolvidos da atmosfera do planeta que poderão indicar atividade atual geológica ou mesmo biológica.
A TGO (Trace Gas Orbiter) e o veículo de entrada, descida e aterragem Schiaparelli levantaram voo a bordo de um foguetão Proton-M operado pela Roscosmos da Rússia às 09:31 GMT de ontem a partir de Baikonur, no Cazaquistão.
Após a separação do primeiro e do segundo estágio do Proton, a carga científica foi libertada. O terceiro estágio separou-se quase 10 minutos depois da descolagem.
O estágio superior, Breeze-M, que continha a ExoMars, completou então uma série de quatro queimas de combustível antes da nave ser lançada às 20:13 GMT.
Os sinais da sonda foram recebidos no centro de controlo da ESA em Darmstadt, Alemanha, através da estação de rastreio Malindi na África, às 21:29 GMT, e confirmaram que o lançamento foi totalmente bem-sucedido e que a sonda está de boa saúde.
As asas solares do orbitador já estão desdobradas e a nave está a caminho de Marte.
Saber mais: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/03/15_exomars.htm
Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/03/15_exomars.htm |