Imagine um modelo do Sistema Solar, feito à escala, e com algumas luas com mais água, no seu interior, do que a que encontramos na Terra, as de Júpiter, por exemplo. Explorar, no futuro, as Luas de Júpiter é o objetivo de uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) chamada JUICE.
Na mitologia clássica Júpiter era visto como um Deus, filho de Saturno e Reia. Cientificamente, ele é o maior corpo celeste do Sistema Solar e tem tudo para ser "o" rei do nosso sistema planetário. Júpiter é onze vezes maior do que a Terra, mas é composto, principalmente, de gás, como o Sol.
A missão JUICE, da ESA, pretende explorar, de forma mais abrangente, este planeta gigante e, em particular, as suas luas, que esconderão, hipoteticamente, áreas habitáveis sob as suas crostas de gelo:
"Júpiter é um planeta gasoso, o que significa que se nos imaginarmos a entrar na atmosfera de Júpiter não encontraremos, como nos planetas terrestres, uma superfície sólida, mas um líquido mais espesso e mais grosso, não há oceanos à superfície", explica Pierre Drossart, responsável pelo laboratório de estudos espaciais do Observatório de Paris.
Descobrindo os segredos de Júpiter e das suas Luas geladas.
Para mais informações consulte o site indicado na fonte.
Source: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/Missao_JUICE_A_conquista_de_Jupiter |