Segundo o comunicado feito nesta presente sexta-feira, dia 9 de Dezembro, a Estação Espacial Americana (NASA) planeia fazer o 1º voo privado, não tripulado e comercial à Estação Espacial Internacional (ISS). A missão em causa passará precisamente, pelo reabastecimento da Estação Espacial, tratando-se pois, de um voo espacial meramente de transporte de carga.
Após uma renhida competição, entre diversas companhias como a SpaceX, Boeing e Sierra Nevada, que procuraram ser as escolhidas pela NASA para esta missão, parece então já estar definido o futuro responsável por este voo espacial. Segundo o comunicado feito, a nave "Dragon” da companhia SpaceX foi então a escolhida para realizar este voo, que se realizará com muita cautela e com o cumprimento de diversos procedimentos, no sentido de se obter uma missão bem sucedida.
A NASA tem vindo a apostar no sector privado, nomeadamente para a realização das suas missões de transporte de carga comercial para o espaço.
Os planos da NASA parecem apontar o voo espacial para Fevereiro do próximo ano, embora, como salientou Bill Gerstenmaier, o responsável do Diretório de Operações e Prospecção Humana da NASA: "ainda resta uma parte importante de trabalho crítico". No entanto, continuou dizendo: "têm um bom plano para completá-lo e estão preparados para superar imprevistos".
Fig. 1: Estação Espacial Internacional (ISS)
Source: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5511496-EI301,00-Nasa+anuncia+voo+privado+de+carga+a+ISS.html |