Uma equipa de cientistas descobriu a existência actual de água salgada que escorre sazonalmente na superfície do planeta vermelho, mostra um artigo publicado nesta segunda-feira na revista Nature Geoscience. Esta conclusão é o resultado de análises de estrias escuras descobertas em 2011, que surgem e desaparecem todos os anos, e tem implicações para a procura de vida em Marte.
“As nossas descobertas apoiam fortemente a hipótese de que as linhas que aparecem periodicamente em encostas [em inglês, recurring slope lineae] se formam devido à actividade contemporânea de água em Marte”, lê-se logo no resumo do artigo assinado por vário autores, entre os quais Alfred McEwen, investigador principal da Experiência Científica de Imagens de Alta Resolução, um aparelho que pertence à Mars Reconnaissance Orbiter — a sonda da NASA que está a orbitar Marte desde 2006.

Fig. - Nestes veios escuros, escorre água salgada ciclicamente
Para mais informações, consulte o seguinte site: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/agua-salgada-a-escorrer-em-marte-tudo-indica-que-sim-1709339
Nos
Source: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/agua-salgada-a-escorrer-em-marte-tudo-indica-que-sim-1709339 |