A nossa vizinha Lua tem sido fotografada e estudada pela NASA mas até hoje muito sobre ela ainda se desconhece. Apesar disto, os contínuos estudos relativamente a este satélite natural prometem continuar a desvendar os seus mistérios.
Nesta sexta-feira foi divulgado um mapa topográfico que se destaca de todos os até então já criados, pela resolução elevada que apresenta. Aliás, até hoje nunca havia sido construído um mapa topográfico com tamanha resolução, no qual se pode analisar as características de quase toda a superfície da Lua, numa escala de 100 metros por pixel.
O mapa topográfico sensação do momento foi divulgado pela Agência Espacial Norte-Americana – NASA, tendo sido elaborado por cientistas da Universidade do Estado do Arizona. O mapa foi construído a partir da análise de imagens que têm sido enviadas pela sonda LRO – Orbitador de Reconhecimento Lunar – lançada para o espaço em Junho de 2009.
Fig. 1: Mapa topográfico divulgado pela NASA
Este mapa topográfico é de grande importância para a comunidade científica como salientou Mark Robinson, pesquisador principal do projecto: "Nosso novo ponto de vista topográfico da Lua proporciona o conjunto de dados que os especialistas lunares estiveram esperando desde a era das missões Apolo".
O novo mapa topográfico irá permitir aumentar os conhecimentos relativos à morfologia da Lua e, deste modo, colaborar com futuras missões a este satélite natural e, no futuro, permitir até descodificar mistérios do nosso próprio planeta Terra. É importante salientar que a Lua não possui massa suficiente que crie uma força gravítica capaz de lhe permitir ter uma atmosfera. Neste sentido, sem atmosfera e geologicamente inactiva, a Lua é vista pela comunidade científica como o retrato da Terra há milhões de anos atrás. Torna-se fundamental compreender a Lua para melhor descodificar o nosso próprio planeta.
Source: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5477594-EI301,00-Nasa+apresenta+mapa+topografico+da+Lua+em+alta+resol |