A Nasa já tinha afirmado que Europa, uma das luas de Júpiter, era o lugar mais provável de ter vida fora da Terra. Agora, um estudo comprova que o balanço químico dos oceanos do satélite é muito parecido com o da Terra.
A pesquisa mostra que é possível que exista hidrogénio e oxigénio suficientes para a formação de vida por lá, ainda que não exista atividade vulcânica na lua de Júpiter. Já se sabia que Europa tem outros elementos favoráveis à vida como gás carbónico, água oxigenada e enxofre.
"A Europa é recoberta por uma camada de gelo relativamente fina, possui um oceano [líquido sob o gelo] em contacto com rochas no fundo, é geologicamente ativa e bombardeada por radiações que criam oxidantes e formam, ao se misturar com a água, uma energia ideal para a vida", afirmou Robert Pappalardo, cientista da Nasa em 2013.
O estudo, publicado pelo periódico Geophysical Research Letters, descobriu que a produção de oxigénio tanto na Terra quanto em Europa é cerca de dez vezes maior do que a produção de hidrogénio.
Source: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/05/20/lua-de-jupiter-pode-abrigar-vida-no-sistema-solar |