A Nasa (agência espacial americana) deve melhorar a gestão do "lixo espacial", que, cada vez mais, representa um risco para os astronautas e satélites na órbita da Terra, advertiu nesta quinta-feira (1º) um painel de especialistas das Academias Nacionais de Ciência. Apesar da Nasa já ter um programa para manejar o lixo espacial, restos de satélites e missões não tripuladas, os especialistas insistiram na necessidade de tomar novas providências devido ao aumento das missões.
"A Nasa deve desenvolver um plano estratégico para atribuir melhor os recursos dedicados à gestão dos resíduos orbitais, assim como a eliminação de escombros no espaço e outras ações para diminuir os riscos", indicaram os especialistas no relatório.
A Academia Nacional de Ciências, o Instituto de Medicina, o Conselho Nacional de Pesquisas e a Academia Nacional de Engenharia são os orgãos responsáveis pelo organismo que realiza os relatórios periódicos para assessorar ao Governo sobre políticas científicas.
Os especialistas reconhecem a complexidade e a dificuldade envolvida no controle dos resíduos orbitais e que, devido a cortes orçamentários, a Nasa teve que ajustar as despesas de seus programas.
Segundo os dados recolhidos, os resíduos espaciais aumentaram o suficiente para gerar choques contínuos e criar mais lixo espacial, pondo em risco às tripulações.
autor: Filipe
|