A Nasa deve estrear em breve, nos próximos meses, um avião não tripulado para observar a formação de furacões. O projecto HS3 visa melhorar a previsão das tempestades que se originam no Atlântico e atingem o Caribe e o sul dos Estados Unidos.
A iniciativa usará os Global Hawk, da Nasa, para ver os furacões de perto, sobrevoando-os. As naves atingem altitudes superiores a 18 mil metros e conseguem ficar até 28h no ar – o que seria impossível no caso de aviões tripulados.
E apesar da intensidade dos furacões ser muito difícil de prever, porque nem sempre se pode fazer a leitura de como as nuvens e os padrões de vento dentro da tempestade interagem com a sua natureza. O HS3 irá tentar melhorar o conhecimento desses processos, com medidas de instrumentos avançados”, segundo Scott Braun, investigador principal do projecto.
O principal período de formação de furacões naquelas regiões é no verão – do hemisfério norte, que vai de Junho a Setembro. Em 2012, a missão terá início em finais de Agosto e vai até o início do Outubro.
Um dos objectos de estudo do projecto será a influência do ar quente e seco do deserto do Sahara na formação das tempestades no Atlântico, segundo salientam estudos anteriores.
Source: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54422&op=all |