Domingo, 2025-01-12, 15:44:11 | Main | Sign Up | Login |
|
Artigos
NASA Mars Rover encontra Veia Mineral depositada pela água
PASADENA, Califórnia - Mars Exploration da NASA Opportunity Rover encontrou veias brilhante de um mineral, aparentemente, gesso, depositados pela água. Análise da veia irá ajudar a melhorar a compreensão da história de ambientes úmidos em Marte.
"Esta conta uma história slam dunk-que a água fluiu através de fraturas na rocha subterrânea", disse Steve Squyres, da Universidade Cornell, Ithaca, NY, principal pesquisador do Opportunity. "Este material é um depósito de produtos químicos bastante puro que se formou no lugar certo, onde a vemos. Isso não pode ser dito para outras gesso visto em Marte ou para outros Opportunity minerais relacionados com a água tenha encontrado. Não é raro na Terra, mas em Marte, é o tipo de coisa que faz com que os geólogos saltar para fora de suas cadeiras ".
As últimas descobertas pelo Opportunity foram apresentados quarta-feira na conferência da União Geofísica Americana em San Francisco.
A veia examinada mais de perto pelo Opportunity está prestes a largura de um polegar humano (0,4 a 0,8 polegadas, ou 1 a 2 centímetros), 16 a 20 polegadas (40 a 50 centímetros) de comprimento, e projeta-se um pouco maior do que a base de ambos os lados dele. Observações do rover duráveis revelam esta veia e outros como ele dentro de um avental em torno de um segmento da borda da cratera Endeavour. Ninguém como ele foram vistos nos 20 milhas (33 quilômetros) da cratera-pocked planícies que Opportunity explorou por 90 meses antes de chegar Endeavour, nem no terreno mais elevado do aro.
No mês passado, os pesquisadores usaram o Imager microscópica e de partículas Alpha X-ray Spectrometer no braço do robô e vários filtros da câmera panorâmica no mastro do robô para examinar a veia, o que é informalmente chamado "Homestake". O espectrômetro de cálcio identificados abundantes e de enxofre, em uma proporção apontando para sulfato de cálcio relativamente pura.
Sulfato de cálcio pode existir em muitas formas, variando de acordo com a quantidade de água está ligada à minerais "estrutura cristalina. Os dados multi-filtro da câmera sugerem gesso, um sulfato de cálcio hidratado.Na Terra, o gesso é usado para fazer drywall e gesso de Paris. Observações da órbita havia detectado gesso em Marte anteriormente. Um campo de dunas de windblown gesso em muito do norte de Marte se assemelha as dunas brilhantes gesso em White Sands National Monument, no Novo México.
"É um mistério onde a areia de gesso no norte de Marte vem", disse Opportunity ciência equipe-membro Benton Clark do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado "No Homestake, vemos o direito mineral, onde se formou. Será importante para ver se há depósitos como este em outras áreas de Marte. "
O depósito Homestake, se gesso ou outra forma de sulfato de cálcio, provavelmente formado a partir de água dissolvendo o cálcio de rochas vulcânicas. O cálcio combinado com enxofre, que era ou lixiviados das rochas ou introduzido como gás vulcânico, e foi depositado como sulfato de cálcio em uma fratura subterrânea, que mais tarde tornou-se expostos na superfície.
Ao longo da travessia longa do Opportunity em Meridiani Marte planície, o rover tem impulsionado mais de rocha composta de minerais ferro, magnésio e sulfato de cálcio, que também indicar um ambiente úmido bilhões de anos atrás. O sulfato de cálcio altamente concentrado em Homestake poderia ter sido produzido em condições mais neutro do que as condições duramente ácidas indicadas pelos depósitos de sulfato de outros observados pelo Opportunity.
"Ele poderia ter se formado em um tipo diferente de ambiente aquático, uma mais hospitaleiro para uma maior variedade de organismos vivos", disse Clark.
Homestake e de aparência semelhante veias aparecem em uma zona onde a base de sulfato rico sedimentares das planícies atende mais velhos alicerces, vulcânica exposta na borda da Endeavour. Esse local pode oferecer uma pista sobre sua origem.
Opportunity e seu gêmeo rover, Spirit, concluíram os seus três meses de missões em Marte principal em abril de 2004. Ambos os rovers continuou por anos de missões prolongadas e fizeram descobertas importantes sobre ambientes úmidos em Marte antigo, que pode ter sido favorável à manutenção da vida microbiana.Espírito parou de se comunicar em 2010. Opportunity continua explorando, atualmente dirigindo a uma inclinação de sol enfrentando no extremo norte do fragmento da borda Endeavour chamado "Cape York" para manter seus painéis solares em um ângulo favorável durante o inverno marciano da missão quinto.
"Queremos entender por que essas veias são no avental mas não fora na planície", disse o investigador da missão, vice-diretora, Ray Arvidson, da Universidade de Washington em St. Louis. "A resposta pode ser que as águas subterrâneas provenientes do aumento da crosta antiga movida através de material adjacente ao Cape York e depositadas gesso, porque este material seria relativamente insolúveis comparação com qualquer um de magnésio ou sulfatos de ferro."
NASA lançou a próxima geração Mars rover, a curiosidade do tamanho de carros, em 26 de novembro. Ele está previsto para chegada ao planeta Gale Cratera em agosto de 2012. Jet Propulsion Laboratory da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, administra o projeto Mars Exploration Rover da NASA para a Ciência Missão Direcção em Washington.
Source: http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-PT&prev=/search%3Fq%3Dnews%2Babout%2Bgeology%26hl%3Dpt-PT%26biw |
Category: Astronomia | Added by: Pinto (2011-12-10)
|
Views: 183
| Rating: 0.0/0 |
|
| |