A NASA apresentou, no passado dia 14 de Setembro de 2011, um novo sistema de lançamento especial (SLS - Space Launch System) que, no futuro, permitirá realizar voos tripulados para Marte. Este será o maior foguete da Agência Espacial Norte-Americana desde Saturno V, que impulsionou a missão Apollo até a Lua.
Fig.1:Planeta Marte
Este novo sistema irá proporcionar a presença humana para além da órbita da terra, através da cápsula MPCV, anunciada em Maio do presente ano. Para além disso, o SLS estará preparado para transportar 130 toneladas de carga útil. O Space Launch System vai também apoiar as naves de transporte comercial, que farão voos para a Estação Espacial Internacional. A NASA acrescenta também, no comunicado, que este projecto terá um investimento de 35 biliões de dólares, necessários para o equipamento. Fig.2: Cápsula MPCV
O lançamento já está agendado:
A NASA planeia fazer o primeiro lançamento não tripulado do foguetão em 2017 e agendou para 2021 a viagem dos primeiros astronautas a bordo do SLS. Depois disso, o objectivo será pisar o planeta vermelho, em 2030, numa missão de pouso.
"O SLS vai dar à nação um meio seguro, acessível e sustentável de chegar para além dos nossos limites actuais. Vai dar abertura a novas descobertas do ponto de vista exclusivo do espaço”, promete a NASA no site oficial. Este foguetão irá expandir o nosso alcance do sistema solar, permitindo explorar asteróides próximos da Terra, Marte, e outras luas.
Desta forma, o Homem passará a compreender melhor a formação do sistema solar, da água e da vida. A humanidade vai perceber de que forma a vida pode ser preservada em locais remotos, longe da nossa atmosfera. O Space Launch System, segundo a NASA, vai "expandir os limites da exploração humana". Estas descobertas vão mudar o nosso entendimento de nós mesmos, do nosso planeta e do seu lugar no universo.
Fig.3: Protótipo do Space Launch System
Source: http://boasnoticias.pt/noticias_NASA-Novo-foguet%C3%A3o-vai-levar-astronautas-a-Marte_8041.html |