Enquanto é possível enviar sondas para estudar os planetas do Sistema Solar, os investigadores astronómicos sempre enfrentaram um grande desafio no que toca a perceber melhor a estrela que se encontra no centro: o Sol. As temperaturas elevadíssimas que lá se registam impedem que uma nave se aproxime a partir de uma certa distância sem sofrer danos irreparáveis.
A partir do seu lançamento, agendado para 30 de julho de 2018, a Solar Probe Plus vai aproximar-se do Sol gradualmente em órbitas cada vez mais próximas: completará 24 voltas ao Sol. Na sua aproximação final estará a apenas 6 milhões de quilómetros de distância do Sol - sete vezes mais próxima do que a sonda Helios, a que detém atualmente o recorde de ter estado mais perto da estrela.
O projeto vai custar 1,5 mil milhões de dólares, ou cerca de 1,3 mil milhões de euros. Quando a nave se aproximar da atmosfera do Sol, vai ter que suportar temperaturas superiores a mil graus celsius mas, graças ao seu escudo protetor, o seu laboratório interior deverá permanecer a uma temperatura inferior a 50 graus.

Para mais informação consulte o site abaixo indicado.
Source: http://www.dn.pt/sociedade/interior/nasa-vai-lancar-sonda-suicida-para-tocar-no-sol-4916241.html |