Cientistas estão a observar uma estrela de neutrões no sistema "Rapid Burster" e podem ter resolvido um mistério de 40 anos que rodeia as suas explosões de raios-X.
Descoberto na década de 1970, o Rapid Burster é um sistema binário que compreende uma estrela de baixa massa no seu auge e uma estrela de neutrões - o resíduo compacto da morte de uma estrela maciça. A atração gravitacional da estrela de neutrões tira ao seu companheiro algum do seu gás, formando assim um disco de acreção e uma espira em direção à estrela de neutrões.
No novo estudo, os investigadores descobriram que o campo magnético da estrela de neutrões cria um espaço entre a estrela e o disco em torno dele, impedindo-o de se alimentar da matéria do seu companheiro estelar. O gás acumula-se até que, sob certas condições, ele atinge a estrela de neutrões de uma só vez, produzindo flashes intensos de raios-X.
Estas quatro imagens mostram a impressão de um artista de gás que acumula na estrela de neutrões no sistema binário MXB 1730-335, também conhecido como "Rapid Burster".
Créditos: ESA / ATG medialab
Para mais informações consulte o link abaixo.
Source: https://www.nasa.gov/feature/jpl/nustar-helps-solve-rapid-burster-mystery |