À medida que o módulo ExoMars Schiaparelli desce para Marte, a 19 de Outubro irá capturar 15 imagens da sua superfície . Os cientistas simularam o ponto de vista que podemos esperar ver na descida a partir da câmara. Schiaparelli separar-se-á da sua nave-mãe, o ‘Trace Gas Orbiter’, no dia 16 de Outubro, com cerca de seis milhões km ainda por viajar antes de entrar na atmosfera de Marte às 14:42 GMT, três dias depois.
Esta sonda transporta uma pequena câmara técnica da ESA, de 0,6 kg, um modelo de voo extra remodelado do ‘Visual Monitoring Camera’ (Câmara de Monitorização Visual) que voou na nave espacial Herschel/Planck da ESA para captar imagens da separação das duas embarcações após o seu lançamento conjunto. Schiaparelli terá como alvo de aterragem o centro de uma elipse de 100 km x 15 km, numa área relativamente plana no Meridiani Planum, perto do equador, no hemisfério sul. Esta região foi fotografada extensivamente a partir de órbita, inclusive pela ‘Mars Express’ da ESA e pela ‘Mars Reconnaissance Orbiter’ da NASA.
(A imagem seguinte representa a vista simulada de imagens da descida de Schiaparelli)
![](http://www.esa.int/var/esa/storage/images/esa_multimedia/images/2016/10/simulated_view_of_schiaparelli_s_descent_images/16177412-2-eng-GB/Simulated_view_of_Schiaparelli_s_descent_images_node_full_image_2.jpg)
Source: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/O_Que_Esperar_Da_Camara_De_Schiaparelli |