Esta quinta-feira a missão, até aí inédita, de aterragem num cometa faz um ano. Final de Janeiro de 2016 é o prazo-limite para que o robô volte a dar sinais de vida.

O cometa 67P
Será que o robô File, que comemora esta quinta-feira o seu primeiro ano pousado no cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko, ainda vai sair do seu mutismo ao fim de quase quatro meses de silêncio? A equipa responsável pelo robô-laboratório tem esperanças de que sim, depois de a sonda Roseta se ter reaproximado novamente do cometa.
“Há verdadeiramente boas hipóteses de podermos estabelecer um novo contacto com o File. Digamos que essas hipóteses são de 50%”, disse à agência noticiosa AFP Stephan Ulamec, da agência espacial alemã DLR e responsável pelo módulo europeu de aterragem no cometa. “Para isso, é preciso que os painéis solares não tenham recebido muitas poeiras nos últimos meses e que o seu sistema de comunicação com a Roseta funcione correctamente”, acrescentou.
Saiba mais: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/pousado-ha-um-ano-num-cometa-o-robo-file-talvez-acorde-de-novo-1713368 |