"O sistema Glonass, no espaço, está completo!”. Foi assim que Anatoli Chilov, o vice-director da Agência Espacial Federal Russa - Roskosmos – anunciou na passada segunda-feira, dia 3 de Outubro, o lançamento do último satélite do sistema de navegação Glonass.
O referido lançamento ocorreu na madrugada de segunda-feira, pouco passava da meia-noite – horário local em Moscovo, Rússia. O satélite Glonass-M, lançado no centro espacial de lançamento de Plessetsk (situado a 800km da capital russa), ia a bordo de um míssil transportador do modelo Soyuz-2.1b.
Fig.1 Base de Lançamento de Plessetsk
Este satélite vem finalizar a equipa composta por 24 satélites que permitirá visualizar e localizar qualquer ponto na face do planeta Terra e deste modo, competir com o único sistema de navegação e orientação existente, até ao momento, no mundo, o GPS. O sistema Glonass parece estar mais perto da meta como afirmou Anatoli Chinov, domingo passado, aos jornalistas: "Quando o 24° aparelho espacial, lançado esta noite, for posto em funcionamento, a Rússia alcançará as posições dos EUA, com o seu sistema GPS, em todas as organizações internacionais”.
Fig.2 Lançamento de um satélite Glonass
É importante referir que há questão de meses, uma nave russa lançada para o espaço para reabastecer a Estação Espacial Internacional, acabou por explodir segundos depois de descolar. O sucesso do lançamento do satélite Glonass-M num míssil Soyuz aumenta novamente a confiança nos Soyuz. Por outro lado, este tratou-se apenas do primero lançamento de um satélite do Glonass recorrendo a um míssil transportador Soyuz-2.1b, o que constata as dúvidas e preocupações que rodeavam este lançamento.
Apesar de todos os percalços e acidentes ocorridos com os satélites do Glonass, este sistema de navegação parece não querer desistir e continuar a lutar contra todas as interferências. Parece também que daqui a 3 anos, segundo as previsões, os EUA terão um concorrente para o seu GPS, o Glonass.
Fig.3 Glonass vs GPS
outro site de pesquisa
Source: http://portuguese.ruvr.ru/2011/10/03/58081882.html |