Um objecto desconhecido vai cair na Terra na próxima sexta-feira, no oceano índico (perto do Sri Lanka), admitindo os cientistas que se trate de um pedaço de lixo espacial.
Diversas publicações da especialidade estão a noticiar a queda do objecto, baptizado com o nome WT1190F. A revista Nature escreve que a queda do objecto, que não deve de ter mais de dois metros, é uma oportunidade para os cientistas não só estudarem a passagem do objecto pela atmosfera como testar os planos dos astrónomos para coordenar esforços se alguma vez cair um objecto potencialmente perigoso.
O Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, Cambridge (Massachusetts), citado pela Nature, diz que se trata de um objecto com um a dois metros e que a trajectória indica que tem baixa densidade, pelo que deve de ser oco.
Isso sugere um objecto artificial, "um pedaço perdido da história espacial ", disse o responsável, admitindo que se trate de um pedaço de foguete ou de painéis de uma missão à Lua, se calhar de há décadas, até mesmo da missão Apollo (o programa da NASA que levou o homem à Lua no final da década de 1960).
Os cientistas dizem que deverá haver muito mais lixo espacial na órbita da Terra, algo que Rui Agostinho, astrónomo, considera normal e inofensivo.
Questionado pela agência Lusa, o especialista do Observatório Astronómico de Lisboa considerou que o mais provável é que o WT1190F se desfaça na atmosfera, porque é o que acontece a quase todos os objectos, salvo os habitáculos, porque foram concebidos para resistir ao atrito.

|