Pode não se pensar nos oceanos como magnéticos, mas eles fazem uma pequena contribuição para o escudo magnético protector do nosso planeta. O campo magnético protege-nos da radiação cósmica e das partículas carregadas que bombardeiam a Terra a partir do Sol. Sem ele, a atmosfera como a conhecemos não existiria, tornando a vida impossível. Notavelmente, os satélites Swarm da ESA não só têm medido este campo extremamente fraco, mas têm também levado a novas descobertas sobre a natureza eléctrica do interior da Terra.
Embora saibamos que o campo magnético tem origem em diferentes partes da Terra e que cada fonte gera magnetismo de diferentes forças, exactamente como ele é gerado e a razão pela qual muda não estão totalmente compreendidos.É por esta razão que, em 2013, a ESA lança o seu trio de satélites Swarm. Alexander Grayver, do ETH Zurique, disse, “os satélites Swarm e Champ permitiram-nos distinguir entre a litosfera ‘rígida’ do oceano e a ‘astenosfera’ mais flexível por baixo.”
![](http://www.esa.int/var/esa/storage/images/esa_multimedia/images/2012/10/magnetic_field_sources/12062588-3-eng-GB/Magnetic_field_sources_node_full_image_2.jpg)
Source: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/Oceanos_magneticos_e_Terra_eletrica |