Domingo, 2025-07-06, 00:30:29Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

PHILAE ENFRENTA HIBERNAÇÃO ETERNA

Em silêncio desde a sua última comunicação com a nave-mãe Rosetta há sete meses atrás, o módulo Philae, à superfície do Cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko, enfrenta condições a partir das quais é praticamente impossível recuperar.

A Rosetta, que continua as suas investigações científicas do cometa até setembro, antes da sua própria tentativa de aterragem cometária, tem, ao longo dos últimos meses, equilibrado observações científicas com trajetórias de voo dedicadas e otimizadas para tentar escutar o Philae. Mas o módulo de aterragem permanece sem comunicar desde o dia 9 de julho de 2015.

"As chances do Philae contactar com a nossa equipa no centro de controlo estão, infelizmente, cada vez mais perto de zero," afirma Stephan Ulamec, gestor do projeto Philae no DLR, o Centro Aeroespacial Alemão. "Nós já não enviamos comandos e seria muito surpreendente se recebêssemos um sinal novamente."

A equipa de engenheiros e cientistas do Philae nos centros espaciais alemão, francês, italiano e em toda a Europa, tentaram realizar amplas investigações para compreender o estado do "lander", juntando pistas desde que completou o seu primeiro conjunto de atividades científicas após a aterragem histórica de dia 12 de novembro de 2014.

Desenrolou-se nesse dia uma história com reviravoltas incríveis. Além de um propulsor defeituoso, o Philae também não conseguiu disparar os seus arpões e, assim, prender-se à superfície do cometa após a descida de sete horas, saltando do seu local de pouso original em Agilkia, para um novo local, Abydos, a mais de 1km de distância. A localização precisa do Philae ainda tem de ser confirmada em imagens de alta-resolução.

A reconstrução do voo sugere que fez contacto com o cometa quatro vezes durante o voo adicional de duas horas ao longo do lóbulo pequeno do cometa. Depois de saltar em Agilkia, embateu lateralmente na orla da depressão Hatmehit, saltou novamente e finalmente assentou à superfície de Abydos.

 

Saber mais: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/02/16_philae_rosetta.htm



Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2016/02/16_philae_rosetta.htm
Category: Astronomia | Added by: vital (2016-03-16) W
Views: 204 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2025 | Make a free website with uCoz