![](http://imagens0.publico.pt/imagens.aspx/1047400?tp=UH&db=IMAGENS)
Os cientistas que ajudaram a detetar as ondas gravitacionais pela primeira vez, confirmando uma das previsões da teoria da relatividade de Einstein, o que constitui um momento histórico, vão partilhar três milhões de dólares (2,6 milhões de euros) do Prémio Breakthrough Especial.
Os Prémios Breakthrough para feitos científicos foram criados pelo multimilionário russo Iuri Milner, em conjunto com outros pioneiros na área das tecnologias, incluindo o fundador do Facebook Mark Zuckerberg e o co-fundador do Google Sergey Brin.
Em Fevereiro, uma equipa do Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), nos Estados Unidos, anunciou que dois detetores laser gigantes tinham medido pequenas odulações no tecido do espaço-tempo teorizadas pela primeira vez por Albert Einstein há um século, pondo fim a uma procura de décadas. Einstein previu a existência de ondas gravitacionais como parte da teoria geral da relatividade, que explica a gravidade como distorções no espaço-tempo causadas pela matéria.
Saiba mais em: https://www.publico.pt/ciencia/noticia/premio-breakthrough-especial-para-a-deteccao-das-ondas-gravitacionais-1730911
|