Quinta-Feira, 2025-01-16, 17:27:10Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Primeiro campo de férias astronómico em Portugal em Agosto
Alguns alunos do ensino secundário terão a oportunidade de frequentar o primeiro campo de férias astronómico (AstroCamp) em Portugal. A iniciativa organizada pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), que decorrerá de 5 a 19 de Agosto, será totalmente gratuita para os participantes. As candidaturas estão abertas até 8 de Junho.

"O nosso objectivo é identificar alunos com capacidade e motivação para uma futura carreira de investigação científica, nesta ou noutra área, e durante duas semanas mostrar-lhes o que faz realmente um investigador”, segundo referiu Carlos Martins, investigador e coordenador do AstroCamp.
No entanto, primeiro, cada candidato terá de passar por um processo de selecção, onde será tido em conta o mérito académico, mas que envolverá ainda uma entrevista em inglês. Carlos Martins frisou que a entrevista é importante, "porque o ritmo de desenvolvimento cognitivo dos alunos é muito diferente, dependendo, entre outras coisas, de como são estimulados em casa e na escola. Daí o interesse em entrevistar os alunos”.

Aos jovens seleccionados juntar-se-ão ainda os três melhores classificados nas Olimpíadas da Astronomia e outro trio de alunos das escolas do concelho de Paredes de Coura, somando no máximo 20 participantes. Esta espécie de curso de verão de duas semanas, que decorrerá na paisagem protegida do Corno de Bico (Paredes de Coura), irá oferecer aos estudantes formação na área da Astronomia, num local de repouso e lazer, longe dos habituais ambientes escolar e urbano.

Segundo o investigador, que já coordenou cursos de astronomia deste tipo durante vários anos na Grécia, começou recentemente a colaborar "num projecto substancialmente maior na Catalunha”. E referiu: "Continuo em contacto com alguns destes alunos e pude verificar a importância deste tipo de actividades no seu desenvolvimento. E uma vez que não há nada semelhante em Portugal, decidi adaptar as minhas experiências ao contexto nacional”.



Source: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54353&op=all
Category: Astronomia | Added by: andreiia (2012-05-29)
Views: 153 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2025 | Make a free website with uCoz