A aventura continua: A ESA confirmou que a missão Rosetta será prolongada até ao final de setembro de 2016, altura em que provavelmente a nave estará poisada na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
A Rosetta foi lançada em 2004 e chegou ao cometa em Agosto de 2014, onde tem estado a estudar o núcleo e a sua envolvência à medida que o cometa se desloca na sua órbita de 6,5 anos, na fase em que este se aproxima do Sol. Depois de uma análise detalhada, a Rosetta lançou o módulo de aterragem Philae, para a superfície, a 12 de novembro. O Philae entrou em hibernação depois de 57 horas de operações científicas iniciais, mas acordou recentemente e estabeleceu contacto com a Rosetta novamente.
Inicialmente, estava previsto que a missão Rosetta durasse até ao fim de dezembro de 2015, mas numa reunião do Comité Científico do Programa Científico da ESA ficou aprovada a continuação da missão por mais nove meses. Neste ponto, e à medida que o cometa se afasta do Sol novamente, deixa de hazder energia solar suficiente para os instrumentos científicos da Rosetta.

Aproximação do cometa Rosetta.
Para mais informações consulte o site indicado na fonte.
Source: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/Prolongada_a_missao_Rosetta |