Oxia Planum foi recomendado como o principal candidato a local de aterragem da missão ExoMars 2018.
A missão ExoMars 2018, que inclui um rover e uma plataforma de superfície, é a segunda de duas missões a fazer parte do programa ExoMars, uma parceria entre a ESA e a Roscosmos russa. O lançamento está previsto para maio de 2018, com a chegada ao solo marciano para janeiro de 2019.
Entretanto, o Trace Gas Orbiter e o módulo de entrada, descida e aterragem Schiaparelli será lançado em 2016, chegando a Marte por esta altura no próximo ano.
O módulo Schiaparelli irá aterrar no Meridiani Planum. O orbitador irá estudar a atmosfera e funcionar como um retransmissor para a segunda missão.
A pesquisa de um local de aterragem para a segunda missão começou em dezembro de 2013, quando a comunidade científica foi convocada para propor candidatos. Em outubro de 2014, o Landing Site working Group (Grupo de Seleção do Local de Aterragem) selecionou quatro locais. No último ano, os locais foram analisados em profundidade, sendo avaliadas as dificuldades na descida e aterragem e ainda as possibilidades científicas da missão.

Oxia Planum
Para mais informações consulte o site indicado na fonte.
Source: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/Recomendado_local_de_aterragem_para_a_nave_ExoMars_2018 |