Sábado, 2025-01-11, 15:36:04Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Astronomia

Rover Curiosity intensifica paradoxo do passado de Marte

Os cientistas que estudam Marte estão a lidar com um problema. As amplas evidências dizem que, no passado, Marte esteve por vezes molhado, e que a água corria e acumulava-se à superfície do planeta. No entanto, nessa altura o Sol era cerca de um terço menos quente e os modeladores climáticos trabalham arduamente para produzir cenários que tornam a superfície de Marte quente o suficiente para manter a água líquida.

 A teoria dominante é a da existência de uma atmosfera de dióxido de carbono mais espessa que formou um manto de efeito de estufa, ajudando a aquecer a superfície do jovem Marte. No entanto, de acordo com uma nova análise de dados do rover Curiosity da NASA, Marte teve muito pouco dióxido de carbono, há cerca de 3,5 mil milhões de anos atrás, para fornecer aquecimento suficiente para o efeito de estufa descongelar a água gelada.

 Quando duas linhas de evidência científica soam irreconciliáveis, estão criadas as condições para um avanço na compreensão do porquê de não parecerem. A missão do Curiosity continua a investigar as antigas condições ambientais de Marte.

                                                      

  Os leitos rochosos deste local somam a um puzzle sobre o passado de Marte indicando que um lago aí esteve presente, mas que pouco dióxido de carbono estava na atmosfera para ajduar a manter o lago líquido.



Source: http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2017/02/7_curiosity_passado_marte.htm
Category: Astronomia | Added by: andrefoguete (2017-02-07)
Views: 210 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2025 | Make a free website with uCoz